Após a notificação imediata da presença de Peste Suína Clássica (PSC) no Japão, no início de Setembro, em porcos domésticos de exploração comercial, as autoridades informaram a OIE sobre novos casos, todos afectando javalis. Segundo os relatos publicados pela OIE, os casos em javalis chegam a 19.
Em relação ao primeiro foco doméstico, a 10 de Setembro, todos os porcos da exploração foram abatidos e os corpos foram eliminados. A 11 de Setembro, a desinfecção de materiais e ferramentas contaminados, bem como da exploração, foi concluída. Foram identificadas 13 explorações onde foi realizada vigilância intensiva, exames clínicos, ELISA e PCR, todos os resultados foram negativos para PSC.
A 13 de Setembro, foi encontrado um javali morto num raio de 3 a 10 km da exploração afectada (área restrita para movimentos de animais) e a 14 de Setembro foi confirmada PSC.
A 12 de Setembro de 2018, foi criada uma equipa de pesquisa epidemiológica à qual se juntou, após a detecção da doença num javali, um especialista em vida selvagem. O Instituto Nacional de Saúde Animal (NIAH) publicou o resultado da análise genética do vírus da PSC e considerou que era provável que o vírus tivesse sido introduzido do exterior.
Por outro lado, as restrições impostas a movimentos dentro de um raio de 3 km da exploração afectada já foram levantadas, uma vez que se passaram 28 dias após a implementação completa das medidas de controlo na exploração afectada.
Até agora, foram analisados 130 javalis no departamento de Gifu e foram encontrados 19 positivos e o resto (111) negativos. Nos outros departamentos, foram analisados 68 javalis e todos deram negativos.
Outubro de 2018/ OIE.
http://www.oie.int