O governo sueco anunciou uma redução da zona infectada de Peste Suína Africana (PSA). Desde de 30 de Novembro, a zona restante está dividida em área núcleo e área externa, com algumas restrições levantadas na área externa. A zona infectada cobrirá agora 617 quilómetros quadrados, significativamente reduzida em relação aos 1000 quilómetros quadrados anteriores.
Na área externa, diversas restrições foram levantadas. Agora é permitido o movimento a pé, de bicicleta e a cavalo em florestas e terras, bem como no gelo e em lagos, sozinho ou em pequenos grupos. São permitidas atividades desportivas isoladas ou em pequenos grupos.
Na área núcleo, mantêm-se todas as restrições. Todas as actividades que envolvam pessoas ou veículos na floresta e na terra continuam proibidas.
Durante quase três meses, foram realizados intensos esforços de busca, onde caçadores locais vasculharam a pé os terrenos à procura de javalis mortos. De acordo com a FACE – Hunters of Europe, um total de 62 cadáveres de javalis infectados foram descobertos num raio de cinco quilómetros durante a procura. Karl Ståhl, o Epidemiologista Chefe do Estado, enfatizou que o pico de propagação do vírus ocorreu no final de Agosto e início de Setembro, e não foram notificados novos casos desde o final de Setembro.
4 de Dezembro de 2023/ Fagersta Municipality and FACE - Hunters of Europe/ Suécia.
https://fagersta.se
https://www.face.eu