O Gabinete Federal da Alemanha (Bundeskabinett) ratificado o Regulamento proposto pelo Ministério da Agricultura para permitir que os próprios suinicultores possam realizar a anestesia dos leitões com isoflurano e eliminar, de forma efectiva, a dor durante a castração.
A castração de leitões sem anestesia será proibida a partir de 1 de Janeiro de 2021. A data inicial devia ser 1 de Janeiro de 2019 mas esta foi adiada.

Para poder realizar esta prática, os suinicultores deverão realizar uma prova de aptidão, que inclui um exame tanto teórico como prático, em termos de bem-estar animal.
O Regulamento prevê especificamente que, para obter o certificado de aptidão, entre outros aspectos, o suinicultor deve ter mais de 18 anos e ter uma formação profissional relevante ou estudos relevantes ou experiência profissional no maneio de leitões. Além disso, deverá realizar um curso teórico e um exame teórico além de uma fase de práticas sob a supervisão de um veterinário capacitado seguindo-se, à parte teórica, um exame também prático.
O Regulamento será enviado ao Bundestag e deverá entrar em vigor na segunda metade de 2019.
Quarta-Feira, 8 de Maio de 2019/ BMEL/ Alemanha.
https://www.bmel.de