Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Está a ver a edição Português (Portugal) Passar para a edição English (Global) Mostrar mais
Leia este artigo em:

Suinicultura na China: Produção, tendências e desafios

Produção, tendências e desafios na suinicultura da China.

24 Março 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A China é o maior produtor e consumidor mundial de carne de porco. A China produziu 57,06 milhões de toneladas de carne de porco em 2024, representando aproximadamente 48% do total mundial. No final de 2024, o efectivo nacional de suínos era de 427,4 milhões de cabeças, das quais o efetivo de reprodutoras atingiu os 40,78 milhões, uma redução de 640 mil cabeças em relação ao ano anterior.

O número de explorações de suínos que abatem mais de 500 cabeças de porcos por ano excedeu 70% do total de explorações suínas da China em 2024. As 26 principais explorações suínas com mais de 2 milhões de cabeças cada foram responsáveis ​​por cerca de 30% do abate do país. Prevê-se que a tendência para a intensificação e operações em escala na produção suína continuem a crescer.

O surto de Peste Suína Africana (PSA) em 2018 impactou significativamente na produção suína da China, levando a mudanças notáveis ​​na distribuição geográfica e nos modos operacionais. Estas alterações reflectem a adaptação do sector aos desafios impostos pela PSA, visando aumentar a biossegurança, melhorar a eficiência e estabilizar o fornecimento de carne de porco do país.

Tendências na produção suína chinesa

Transferência de porcas para o sul: há um movimento notável das explorações de porcas para as regiões do sul, incluindo as Províncias de Fujian e Hubei. O relevo montanhoso destas regiões prestam-se a mais ao isolamento e são considerados mais biosseguros. Além disso, o sul tem menos terras aráveis ​​e a criação de porcas não exige muita terra, e as políticas locais favoráveis ​​estimularam o investimento.

Especialização: Diferentes regiões especializaram-se em vários aspectos da produção de suínos. As províncias de Hubei e Fujian tornaram-se uma área importante para as explorações de reprodutoras. A região norte de Henan e Shandong especializou-se na engorda de porcos, com foco na criação de porcos até ao peso de abate.

Modos de funcionamento: Os modos de funcionamento variam de acordo com a região. As áreas do Sudoeste de Yunnan, Guizhou, Sichuan e Hunan são caracterizadas por explorações de criação de suínos em menor escala e orientadas para o retalho. As explorações das Províncias de Jiangsu e Zhejiang dedicam-se geralmente à reprodução e criação de porcos nas mesmas explorações, mantendo um sistema de ciclo fechado. As áreas do Sul (Guangdong, Guangxi, Jiangxi) apresentam uma mistura de explorações geridas por empresas e suinicultores independentes, trabalhando frequentemente em parceria ou ao abrigo de acordos e contratos de exploração.

Distribuição geográfica e modos de funcionamento da produção suína da China por Província. Fonte: USDA da ATO Pequim. Desafios na produção suína da China
Distribuição geográfica e modos de funcionamento da produção suína da China por Província. Fonte: USDA da ATO Pequim. Desafios na produção suína da China

Desafios na produção suína chinesa

A sobre-produção levou a perdas financeiras para os suinicultores em 2023, com lucros modestos em 2024. O governo continua a controlar o efectivo de porcas num esforço para estabilizar a produção de suínos.

O aumento dos custos com a alimentação pressiona as grandes explorações a integrar toda a fileira para obter eficiência.

O consumo de carne de porco caiu 7.8% em 2024 para 28,1 kg per capita devido, em parte, à PSA, que aumentou os preços. Além disso, a contínua redução da procura após a pandemia da COVID-19 impactou ainda mais o consumo geral de carne de porco.

14 de Março de 2025/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados