O Ministério dos Assuntos Sociais, Saúde, Integração e Proteção do Consumidor (MSGIV) do Estado de Brandemburgo informou da presença de uma carcaça de javali suspeita de Peste Suína Africana (PSA) em Groß Glienicke, Potsdam, fora das áreas actuais de restrição e aproximadamente 100 km do foco mais próximo.
O cadáver está a ser analisado no Laboratório Nacional de Referência do Instituto Friedrich Loeffler (Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal) em Riems, Mecklenburg-Western Pomerania.
Até à data, as populações de suínos domésticos na Alemanha estão isentas de PSA. Diante desta situação, a ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, apela para além das medidas contra os javalis para manter o efectivo de porcos domésticos livre da doença.
Entre as diferentes medidas para combater a propagação da doença, 63 quilómetros de cercas foram construídas ao longo da fronteira em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, 127 quilómetros em Brandemburgo e 56 quilómetros na Saxónia e cercas eléctricas móveis temporárias estão sendo substituídas gradualmente por cercas permanentes. No entanto, as autoridades denunciam reiteradamente a destruição deliberada das cercas, o que representa uma séria ameaça ao sucesso do controlo da epidemia, segundo declarações do ministro Klöckner.
Janeiro de 2021/ BMEL e MSGICV/ Alemanha.
https://msgiv.brandenburg.de
https://www.bmel.de