A Comissão Europeia anunciou que todas as tarifas alfandegárias impostas entre os EUA e a União Europeia nos litígios Airbus e Boeing foram suspensas por um período de quatro meses e que afectaram o sector agroalimentar.
Em Novembro de 2020, a Comissão aprovou os Regulamentos de Implementação e a lista de produtos sobre os quais as contramedidas tarifárias dos Estados Unidos foram aplicadas num valor aproximado de 4.000 milhões de dólares como contramedida aos subsídios ilegais ao fabricante de aeronaves norte-americano Boeing.
Esta decisão teve por base a resolução da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 13 de Outubro, que reconhecia à UE o poder de exercer os seus próprios direitos de retirar concessões ou impor contramedidas aos Estados Unidos. A proposta de execução estabelecia a intenção da Comissão Europeia de suspender a aplicação do futuro regulamento no momento em que Estados Unidos retirassem as suas contra-medidas.
As tarifas adicionais dos EUA são de 10% para produtos da indústria aeronáutica e 25% para produtos agroalimentares, que são aplicadas desde 18 de Outubro de 2019. Elas afectam produtos agroalimentares importantes, incluindo azeite, vinhos engarrafados (com um álcool inferior a 14º), azeitonas verdes, queijos, citrinos, porco ou moluscos em conserva.
5 de Março de 2021/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es