Esta abertura representa um benefício para a indústria de carne paraguaia, que poderá comercializar outro dos seus produtos em Taiwan sem uma quota de importação, e é também uma conquista importante para as relações bilaterais entre os dois países.
Taiwan é um grande consumidor de carne de porco, o habitante médio consome 35 kg de carne de porco por ano, aproximadamente 900.000 toneladas (t) de consumo anual, das quais 84.000 t são importações, representando 10%, pelo que se trata de um mercado de oportunidades para o Paraguai.
O Gabinete de Inspecção e Quarentena Animal e Fitossanitária de Taiwan (BAPHIQ) em conjunto com o Serviço Nacional de Saúde Animal e Qualidade Animal (SENACSA) têm vindo a trabalhar nos últimos anos para obter esta acreditação. Em Maio deste ano, o Paraguai tornou-se o primeiro país a receber inspectores de Taiwan após a pandemia, para avaliar os estabelecimentos de produção e os controlos oficiais no domínio da produção suína.
A carne paraguaia é actualmente um fenómeno em Taiwan. Espera-se que a carne de porco seja bem recebida e consiga estabelecer-se no mercado da mesma forma que a carne de vaca, reiterando o compromisso de Taiwan e do Paraguai em reforçar os acordos comerciais e gerar incentivos ao investimento.
28 de Novembrode 2022 | Embaixada da República da China (Taiwan) na República do Paraguai. Paraguay.https://www.roc-taiwan.org/py