A 4 de Abril foi encontrado o cadáver de um porco na margem da costa de Taiwan, que foi enviado para analise e que deu positivo à Peste Suína Africana (PSA). A sequência detectada coincidia com estirpes de PPA da China continental.
Iniciou-se uma resposta de emergência para controlar o movimento na área, que tem 11 explorações de suínos com 2719 animais no total num raio de 10 km desde o local onde se encontrou o cadáver. Estas explorações foram alvo de análises para a detecção dePSA e, até ao momento, foi confirmado que os animais não estão doentes. Portanto, neste momento, não se pode descartar a possibilidade de que o cadáver tenha chegado à Taiwan proveniente do mar.
Além da recolha de amostras das explorações da zona, estão a ser implementadas outras medidas como sejam o alargamento da procura nas praias, a inspecção dos barcos que entram no porto pesqueiro e reforçar as inspecções prévias e posteriores ao abate.
Os viajante são informados que é proibida a entrada de produtos de origem animal oriundos do estrangeiro e aos produtores é relembrado que mantenham as boas práticas de biossegurança na exploração e no transporte de alimentos e animais.
6 de Abril de 2021/ Agência de Quarentena Animal e Vegetal/ Taiwán.
https://www.baphiq.gov.tw/