Segundo o ministro espanhol da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, que participou no encontro “Global Food Forum”, realizado em Bruxelas, a transição ecológica é necessária para abordar questões como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, mas tem que ser realizada com políticas que andem de mãos dadas com os agricultores e produtores pecuários, verdadeiros protagonistas da mudança.
O ministro espanhol assegurou que políticas europeias como o Pacto Verde ou a Biodiversidade e as estratégias "Do Prado ao Prato" devem incluir os princípios que devem orientar as políticas agrícolas, princípios que devem ter em conta a rentabilidade das explorações agrícolas.
A transição ecológica, energética e digital deve ser justa para todos e não deve deixar para trás a pequena e média agricultura familiar, destacou o ministro, que advertiu que “nenhuma actividade agrícola será sustentável se não for lucrativa”.
O ministro explicou que esta transição ambiciosa implica mudanças produtivas para os agricultores e produtores pecuários que devem ser enfrentadas de forma equilibrada e com tempo de adaptação, bem como com recursos públicos suficientes para apoiar essas práticas.
O ministro tem defendido que a Europa alargue a sua liderança nesta transição ecológica a países terceiros, e abra caminho para que os seus parceiros também adoptem condições ambientais e sociais semelhantes. “É preciso aplicar cláusulas espelho nos acordos comerciais que alinhem os padrões dos produtos importados com os exigidos na Europa para as produções próprias”, frisou o ministro.
16 de Novembro del 2021/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es