Recentemente, o número de informações sobre porcos em crescimento que apresentam uma ampla gama de sinais de doença neurológica possivelmente relacionada com três vírus pouco conhecidos têm vindo a aumentar.
Veterinários norte-americanos informaram da existência de porcos em crescimento que apresentam sintomas que vão desde tremores musculares leves, letargia e ataxia, até casos mais extremos que podem acabar em paralisia e morte. Os relatórios de morbilidade foram de apenas 5% até um máximo de 20%. O índice de letalidade oscilou entre os 30 e os 100%. Entre as possíveis causas infecciosas encontram-se o Teschovirus Suíno (PTV), o Sapelovirus Suíno (PSV) e os Pestivirus Suínos Atípicos (APPV). Apesar de que estes vírus não sejam novos nos Estados Unidos, historicamente confirmaram-se casos com pouca frequência.
Há importantes lacunas no conhecimento da patogenicidade e da epidemiologia destes três vírus. Os dados dos laboratórios de diagnóstico veterinário devem determinar se estas comunicações mais recentes fazem parte de uma tendência crescente ou apenas de surtos esporádicos. Ainda que os casos individuais possam parecer estar isolados, incidentes esporádicos poderão ser indicativos de uma tendência de doença emergente. Por esta razão, é importante que todos os focos sejam comunicados.
Quarta-Feira, 29 de Junho de 2016/ SHIC/ Estados Unidos.
http://www.swinehealth.org