O analista de mercados agrícolas da FAO, Andriy Pankratov, estimou recentemente que a Ucrânia comprará, este ano, mais 30000 toneladas de carne a países estrangeiros do que em 2016,quantidade que representa um aumento de 20% relativamente ao ecercício anterior, de acordo com o ICEX com base em informações publicadas pela agência de notícias Ukrinform.
Esta situação virá em consequência “da limitada capacidade em aumentar a produção e de um maior consumo”. Sobre o primeiro destes pontos, o referido perito assinalou que a produção de carne descerá devido às mudanças nas ajudas ao sector introduzidas pelo Governo da Ucrânia, bem como devido à ameaça das doenças animais. No que diz respeito ao segundo factor, as mesmas fontes apontam que em 2017, e pela primera vez em três anos, a procura de produtos de carne na Ucrânia será maior que a oferta.
Em consequência do rferido anteriormente e segundo as previsões do organismo das Nações Unidas, aumentarão as importações de carne de ave e de produtos derivados, bem como de porco. Relativamente à carne de suíno, “a Ucrânia tem a possibilidade de se converter em importador líquido”, referiu Pankratov.
A FAO também destacou que o número de porcos caiu para o seu nível mais baixo dos últimos oito anos no país.
Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2017/ ICEX/ Espanha.
http://www.icex.es