A Comissão Europeia publicou um estudo exaustivo sobre o "Apoio às cooperativas de agricultores". O objectivo é proporcionar conhecimentos básicos para ajudar os agricultores a se organizarem en cooperativas.
Segundo o estudo, as cooperativas agrícolas têm um papel importante na ajuda aos agricultores para a obtenção de uma parte maior do valor acrescentado da cadeia de fornecimento de alimentos. As cadeias agro-alimentares de abastecimento geralmente caracterizam-se por desequilibrios de negociação entre os agricultores e os seus sócios pelo que as cooperativas são chave para reforçar o seu poder de negociação. As fusões de cooperativas permitem também a procura de economias de escala em investigação e desenvolvimento e marca. Por outro lado, o processo de crescimento normalmente vem acompanhado por mudanças na relação sócio-cooperativa, as direcções das cooperativas, portanto, devem estar conscientes do risco que tem este crecimento no seu controlo.
Existem grandes diferenças entre os Estados Membros. As cooperativas têm uma elevada quota de mercado em países como a Dinamarca e a Finlândia, mas muito menor em países como a Estónia o a Espanha. A quota de mercado média de todas as cooperativas agrícolas na UE é de 40%.
O texto completo do estudo pode ser visto/descarregado em: http://ec.europa.eu/agriculture/external-studies/support-farmers-coop_en.htm
Lunes, 4 de marzo de 2013/ Comisión Europea/ Unión Europea.
http://europa.eu/rapid