Em 2014, o Comité da Agência Europeia do Medicamento para Medicamentos de Uso Veterinário (CVMP, nas suas siglas em inglês) recebeu o maior número de pedidos num só ano (29) para a classificação de medicamentos veterinários destinados a espécies menores (MUMS) ou a mercados limitados. Desde a sua introdução em Setembro de 2009, o MUMS/mercado limitado estimulou com êxito o desenvolvimento de novos medicamentos veterinários para espécies menores e para doenças raras nas espécies principais, com quase 100 produtos classificados até ao momento.
Entre os 20 novos medicamentos veterinários recomendados para a autorização de comercialização no año 2014, 11 são para animais de companhia, incluindo uma série de vacinas para cães e 9 são para os animais produtores de alimentos, incluindo as aves de capoeira, porcos, vacas e ovelhas.
No ano passado fez-se a primeira recomendação de uma vacina marcadora para a imunização de porcos contra o vírus da Peste Suína Clássica. A Peste Suína Clássica é uma doença altamente contagiosa que pode conduzir à morte em duas semanas. A doença, geralmente, é controlada dentro da União Europeia (UE) mediante o "abate sanitário", que consiste no abate de todos os porcos infectados e de todos os que tenham estado em contacto com aqueles. A diferença das vacinas tradicionais é que a nova vacina permite a identificação dos animais que tenham sido infectados de forma natural, quer tenham sido ou não vacinados. Isto faz com que seja uma ferramenta útil nas campanhas de erradicação, já que abre a possibilidade de um controlo da doença mediante a vacinação em vez do abate nas circunstâncias em que esta medida seja apropriada.
Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2015/ EMA/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu