X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: acordo sobre apoio comercial à Ucrânia com maior protecção para os agricultores

O Parlamento e o Conselho chegaram a um novo acordo provisório sobre a prorrogação das medidas comerciais temporárias para a Ucrânia.

12 Abril 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os eurodeputados e a Presidência do Conselho concordaram em suspender os direitos de importação e as quotas sobre as exportações agrícolas ucranianas para a UE por mais um ano, até 5 de Junho de 2025. Estas medidas unilaterais de liberalização do comércio ajudarão a estabilizar a economia ucraniana e facilitarão a integração gradual do país no mercado interno da UE.

Em caso de perturbações significativas no mercado da UE ou nos mercados de um ou mais países da UE devido às importações ucranianas, por exemplo de trigo, o regulamento garante que a Comissão pode actuar rapidamente e impor as medidas que considerar necessárias.

No âmbito das medidas de salvaguarda reforçadas para proteger os agricultores da UE, pode ser ativado um travão de emergência para produtos agrícolas particularmente sensíveis, como as aves de capoeira, os ovos, o açúcar, a aveia, a sêmola, o milho e o mel. Os negociadores concordaram em alargar o período de referência utilizado como base para desencadear esta salvaguarda automática, o que significa que se as importações destes produtos excederem os volumes médios de importação registados no segundo semestre de 2021, e ao longo de 2022 e 2023, os direitos aduaneiros serão reinstituídos. Além disso, a Comissão compromete-se a intensificar o controlo das importações de cereais, em especial de trigo.

Os co-legisladores subscreveram igualmente o compromisso da Comissão de discutir a liberalização pautal permanente com a Ucrânia no âmbito do processo de revisão do Acordo de Associação, logo que o processo legislativo sobre a liberalização temporária esteja concluído, e de manter o Parlamento estreitamente envolvido no processo.

Próximos passos: O Parlamento e o Conselho terão de dar luz verde final ao acordo provisório. É provável que o plenário do Parlamento vote o regulamento durante o segundo período de sessões de abril. As actuais medidas comerciais expiram em 5 de Junho de 2024 e os novos regulamentos devem entrar em vigor imediatamente após essa data.

8 de Abril de 2024/ Parlamento Europeu/ União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Comissão Europeia adopta prolongamento limitado dos instrumentos de crise de auxílios estatais para apoiar ainda mais os sectores da agricultura e das pescas

07-Mai-2024

A Comissão Europeia adoptou uma alteração ao Quadro Temporário de Crise e Transição em matéria de auxílios estatais (QTCT) para prolongar por 6 meses certas disposições do Quadro destinadas a fazer face às perturbações persistentes do mercado, especificamente nos sectores da agricultura e das pescas.