A Comissão Europeia aprovou 41 novos programas de promoção de produtos agrícolas na UE e nos mercados de países terceiros, por um valor de 130 milhões de euros durante 3 anos, a metade dos quais (65 milhões de euros) procedem do orçamento da UE. Isto inclui 30 milhões de euros extra dos fundos da UE postos à disposição pela Comissão devido à proibição russa às importações de produtos alimentares da UE.
Os programas seleccionados, procedentes de 18 Estados Membros, abarcam uma variedade de categorias de produtos como frutas e verduras frescas, produtos lácteos, produtos de qualidade (DOP, IGP), produtos orgânicos, azeite, carne, assim como a combinação de diferentes categorias de produtos. Dezassete dos programas são dirigidos ao mercado interno da UE enquanto que 24 de deles estão dirigidos a países terceiros. Esta é uma mudança significativa em comparação com os programas aprovados anteriormente, onde quase dois terços dos programas estavam dirigidos ao mercado interno.
Apesar das restrições impostas unilateralmente pela Federação da Rússia, as exportações totais agro-alimentares da UE a países terceiros aumentaram 2% em valor no periodo Agosto-Dezembro 2014 em comparação com o mesmo periodo do ano anterior.
Os países terceiros e regiões seleccionadas são: Médio Oriente, América do Norte, Ásia Sul-Oriental, China, Japão, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália e Noruega. Por outra parte, cinco dos programas aceites são os chamados multi-programas, que compreendem campanhas de promoção conjuntas por organizações de diferentes Estados Membros.
Terça-feira, 21 de Abril de 2015/ CE/ União Europeia.
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