X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: bom início de ano para o comércio agroalimentar

De acordo com o último relatório mensal sobre a evolução do comércio agroalimentar da UE, relativo a Janeiro de 2024, registou-se um crescimento positivo.

2 Maio 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O excedente comercial atingiu 5 mil milhões de euros, 27 % mais elevado do que em Janeiro de 2023. As exportações agroalimentares atingiram 18,4 mil milhões de euros, um aumento de 2 % em relação a Janeiro de 2023.

Em termos de exportações, os três principais destinos das exportações agroalimentares da UE, em Janeiro de 2024, continuaram a ser o Reino Unido, os EUA e a China. O Reino Unido continuou a ser o principal destino das exportações da UE, representando 23% das exportações, com um aumento de 8% em valor em comparação com Janeiro de 2023. As exportações para os EUA também registaram um aumento de 9 %. Foram registados aumentos significativos nas exportações de azeitonas e azeite (+146%), preparações alimentares mistas (+10%) e açúcar e isoglicose (+152% em volume). Em contrapartida, registou-se uma diminuição das exportações de óleos vegetais (-43%) e de produtos lácteos (-7%). As exportações para a China diminuíram 11%, principalmente devido aos preços mais baixos de alguns produtos, como as preparações à base de cereais e a carne de porco.

Quanto às importações, estas aumentaram 10%, para 13,4 mil milhões de EUR, em comparação com Dezembro de 2023, mas mantiveram-se 5% abaixo dos níveis de Janeiro de 2023. O Brasil e a Ucrânia foram as principais fontes de importações. As importações da Costa do Marfim aumentaram 83%, principalmente devido ao aumento das importações de produtos de cacau. As importações de azeitonas e azeite aumentaram (+168%), enquanto as importações de cereais (-34%), oleaginosas e proteaginosas (-14%) e óleos vegetais (-25%) diminuíram.

Esta dinâmica comercial reflecte as contínuas alterações do mercado e a evolução das relações comerciais no sector agroalimentar da UE.

25 de Abril de 2024/ DG Agricultura e Desenvolvimento Rural/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Comissão Europeia adopta prolongamento limitado dos instrumentos de crise de auxílios estatais para apoiar ainda mais os sectores da agricultura e das pescas

07-Mai-2024

A Comissão Europeia adoptou uma alteração ao Quadro Temporário de Crise e Transição em matéria de auxílios estatais (QTCT) para prolongar por 6 meses certas disposições do Quadro destinadas a fazer face às perturbações persistentes do mercado, especificamente nos sectores da agricultura e das pescas.