No passado dia 19 de Janeiro, a Aprosoja (Associação de Produtores de Soja do Mato Grosso), a Abiove (Associação de Produtores Brasileiros de Óleos Vegetais), a FEFAC (Federação de Produtores Europeus de Rações), a FEDIOL (Federação Europeia de Produtores de Farinhas, de Proteína e Óleos Vegetais) e a IDH (Sustainable Trade Initiative) assinaram um Memorando de Entendimento para apoiar a produção responsável de soja no Brasil e a sua aceitação na Europa. É a primeira vez que se estabelece uma relação de trabalho formal e directa entre os produtores brasileiros de soja e os principais compradores europeus.
Este acordo do sector privado, respaldado pela IDH, apoia o objectivo do Código Florestal Brasileiro de preservar os hábitats naturais mediante a promoção de práticas agrícolas sustentáveis ao nível das fazendas de soja, salvaguardando, ao mesmo tempo, os direitos da comunidade nas zonas rurais.
Em 2015, a UE importou 5,8 milhões de toneladas de soja e 8,4 milhões de toneladas de farinha de soja do Brasil (fonte: Oil World).

Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017UE/FEFAC
http://www.fefac.eu/