X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: Código de boas práticas de rotulagem para alimentos compostos

A CE respalda o Código de boas-práticas de rotulagem para alimentos compostos para animais destinados à produção de alimentos, elaborado pelo Copa-Cogeca e pela FEFAC.

7 Setembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Juntamento com a FEFAC, a Federação Europeia de Fabricantes de Rações, o Copa e a Cogeca congratulam-se com o respaldo da Comisão Europeia ao Código de boas-práticas de rotulagem para alimentos compostos para animais destinados à produção de alimentos (Anúncio da Comissão sobre o Código da UE de boas-práticas de rotulagem relativamente aos alimentos compostos para animais de produção (2016/C 275/04)).

O Código foi elaborado conjuntamente pelo Copa, pela Cogeca e pela FEFAC para clarificar os requisitos exigidos pela normativa europeia sobre a rotulagem das rações, além de fornecer conselhos práticos aos fabricantes de rações, sobre como fazer um rótulo e aos agricultores, para que disponham de toda a informação necessária para tomar decisões informadas e usar correctamente o produto. O Regulamento pretende harmonizar as práticas entre Estados Membros, para facilitar a vida aos agricultores, às cooperativas agrícolas e aos fabricantes de rações. O apoio oficial por parte da Comissão Europeia foi confirmado hoje com a sua publicação no Diário Oficial C275, além de também receber o respaldo dos Estados Membros no contexto do Comité permanente sobre plantas, animais, alimentos e rações (SCoPAFF).

O Secretário-Geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou: "Os agricultores, as cooperativas agrárias e os fabricantes de rações Europeus fizeram um grande esforço por redigir este documento, partendo das nossas capacidades e experiências, para garantir que os agricultores dispõem da informação fundamental, correctamente indicada no rótulo. Estamos muito satisfeitos por poder contribuir para uma melhor harmonização e comprsenssão sobre como aplicar as normas da rotulagem das rações na UE". Alexander Döring, Secretário-Geral da FEFAC, quis sublinhar a importância do capítulo do Código sobre as alegações. "Este capítulo recolhe uma série de requisitos harmonizados acerca da natureza das alegações que são permitidas ou proibidas, bem como directrizes para fundamentar as referidas alegações. Trata~se de um grande passo em frente em prol de uma maior transparência na cadeia da alimentação animal que, também, favorecerá a inovação".

Quinta-Feira, 28 de Julho de 2016/ Copa-Cogeca/ União Europeia.
http://www.copa-cogeca.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista