Os Estados Membros votaram a favor de introduzir ajudas ao armazenamento privado de carne de porco com a finalidade de aliviar a pressão sobre o mercado suíno que se espera que se ponha em funcionamento, formalmente, na próxima semana.
Sob o efeito combinado das barreiras às importações por parte da Rússia e o aumento da produção da UE, os preços diminuiram consideravelmente em todos os mercados europeus.
Apesar do indício de recuperação lenta, o preço do porco da UE encontra-se ainda 20% abaixo da média dos últimos 5 anos. As margens brutas encontram-se também mais de 15% abaixo da média histórica e com muitos produtores que estiveram numa situação de lucros negativos durante vários meses, enfrentando-se a graves problemas de liquidez.
Segundo o plano, a Comissão financia uma quantidade fixa para contribuir com os gastos básicos de armazenamento de determinadas peças de carne de porco (para 90 a 150 dias) - por exemplo, para presuntos o índice varia entre os 254 € / tonelada durante 90 dias e os 278 € / t durante 150 dias.
A Comissão está a elaborar um regulamento de execussão onde se estabelecerão todos os detalhes técnicos.
Terça-feira, 24 de Fevereiro de 2015/ DG Agricultura/ CE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu