A Comissão Europeia aprovou a proposta de aquisição da Sigma-Aldrich por parte da Merck pelo Regulamento de Concentrações da UE. Ambas as empresas se encontram activas a nível mundial no sector das ciências da vida. A decisão está condicionada ao desinvestimento de certos activos da Sigma-Aldrich, os direitos a certas marcas e área de vendas.
A Comissão centrou a sua investigação sobre as principais áreas de produtos onde a Merck e a Sigma-Aldrich actualmente competem: produtos de biociência, matérias-primas para a produção de produtos farmacêuticos e produtos químicos de laboratório.
A investigação mostrou que as actividades de ambas as empresas são muito complementares relativamente aos produtos de biociência e matérias-primas para a produção farmacêutica e que uma série de importantes competidores permanecerão activos nestes mercados depois da tomada de controlo, incluídas as empresas multinacionais como a Thermo Fisher e a Avantor. No entanto, a investigação da Comissão avançou algumas preocupações sobre determinados produtos químicos. Para fazer frente aos problemas de concorrência, as duas empresas ofereceram um pacote integral de soluções que abarca os principais passos na fabricação, fornecimento e distribuição destes produtos.
A Comissão considerou finalmente que, perante os compromissos melhorados oferecidos por ambas as empresas, a aquisição não oferece problemas de concorrência. A decisão está condicionada ao pleno cumprimento dos compromissos.
A transacção foi notificada à Comissão no passado 21 de Abril de 2015.
Segunda-feira, 15 de Junho de 2015/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/