A disponibilidade de dados fiáveis e objectivos sobre o uso de antimicrobianos nos animais é essencial para informar os países Europeus sobre o desenvolvimento de políticas efectivas para combater a resistência aos antibióticos. O projecto 'Visão e Estratégia da Vigilância Europeia do Consumo de Antibióticos em Veterinária (ESVAC)', que vai de 2016 a 2020, publicou uma consulta pública de três meses de duração que tem como objectivo reforçar este foco mediante a recolha e análise de dados sólidos.
Todos os anos a Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) publica um relatório com os dados das vendas de antibióticos destinados aos animais que são recolhidos pela actividade do ESVAC. O primeiro relatório, que abarcava o período 2005-2009, incluiu dados de nove países. O último relatório, publicado em Outubro de 2015, já incluiu a informação de 26 países do Espaço Económico Europeu (EEE), representando aproximadamente 95% dos animais produtores de alimentos.
O ESVAC também tem como objectivo reunir os melhores peritos europeus para melhorar a harmonização das metodologias utilizadas para compilar e analisar os dados sobre o consumo de antimicrobianos nos animais. Nos próximos anos será fornecido um guia para melhorar a recolha de dados por espécie, com um foco específico para as três principais espécies produtoras de alimentos (porcos, aves e bovinos).
Para o período 2016-20, o ESVAC continuará com a recolha e publicação de dados globais de vendas do máximo de países da UE / EEE que seja possível. Com a incorporação dos dados provenientes da Croácia, Roménia e Suiça no relatório que será publicado em 2016, o objectivo de incluir os dados de todos os países do EEE já está quase a ser atingido.
Sexta-Feira, 7 de Abril de 2016/ EMA/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu/