O objectivo da consulta é:
- recolher todos os dados e informações disponíveis relacionados com o ambiente - temperatura, humidade, níveis de amónia, etc. - que os animais experimentam durante o transporte;
- obter as opiniões das partes interessadas sobre se o mandato enviado à EFSA e em particular a interpretação dos seus termos, que práticas de transporte relevantes e áreas de preocupação cobre e se são cobertas todas as principais práticas de transporte;
- reunir informações sobre os obstáculos práticos que impedem o cumprimento da legislação em vigor sobre bem-estar animal no transporte de animais.
De acordo com as declarações de Nikolaus Kriz, Chefe da Unidade de Saúde Animal e Sanidade Vegetal da EFSA: 'Decidimos organizar uma consulta antecipada para garantir que o nosso trabalho se baseia na evidência empírica mais abrangente possível. A literatura científica sobre o transporte de animais é escassa, razão pela qual buscamos contribuições de todos os órgãos relevantes, como organizações responsáveis pelo transporte de animais, autoridades nacionais, ONGs e associações veterinárias.
O parecer científico, que deve ser finalizado no segundo semestre de 2022, identificará os perigos e as consequências para o bem-estar das práticas comuns de transporte - por exemplo, rodoviárias e aéreas, para seis grupos de animais: equídeos (cavalos, burros ); bovinos (bovinos e bezerros); pequenos ruminantes (ovelhas e cabras); porcos; aves domésticas (galinhas, poedeiras, perus, etc.); e coelhos.
A consulta, que permanecerá aberta durante oito semanas, será concluida a 10 de Junho de 2021.
15 de Abril de 2021/ ESFA/ União Europeia.
https://www.efsa.europa.eu/