A Comissão lançou uma consulta sobre um futuro plano de emergência para garantir o abastecimento alimentar e a segurança em toda a UE em tempos de crise, conforme anunciado na estratégia "do prado ao prato".
O objectivo desta consulta é obter feedback sobre a forma, a natureza e o alcance do plano. Diversos agentes envolvidos na cadeia de abastecimento alimentar, tais como produtores, processadores, distribuidores ou operadores de transporte, bem como consumidores, sociedade civil e autoridades nacionais são convidados a dar a sua opinião durante um período de 9 semanas, de 1 de Março a 3 de Maio deste ano.
Tal como indicado na estratégia "do prado ao prato", a Comissão pretende reforçar a coordenação da resposta europeia às crises que afectam o sistema alimentar da UE e garantir a segurança alimentar. Para o efeito, o plano de emergência incluirá um conjunto de procedimentos a seguir em tempos de crise, bem como o estabelecimento de um mecanismo de resposta à crise alimentar coordenado pela Comissão, no qual participem os Estados-Membros e, eventualmente, vários sectores como agricultura, pesca, transporte e saúde. O mecanismo terá a forma de um fórum permanente para coordenar acções, intercambiar boas práticas e avaliar ameaças e riscos.
1 de Março de 2021/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission