Os membros de Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos (FEFAC) proporcionaram as estimativas finais da produção de rações compostas para a UE-28 em 2014. Segundo estes dados, em 2014 a produção de rações alcançou os 153,4 milhões de toneladas, o que significa uma redução de 0,5% em comparação com 2013.
Enquanto que a produção de rações para porcos e bovinos reduziu em 1,2%, a ração para aves de capoeira aumentou 0,3%. Como consequência, a fabricação de rações para aves consolidou a sua posição de líder no segmento da produção de rações compostas da UE, agora muito à frente das rações para porcos.
O factor mais importante que afectou a produção de rações durante 2014 foi, sem dúvida, o embargo russo à carne de porco e ao leite, que se iniciou em Fevereiro de 2014.
Enquanto, na maioria dos Estados Membros, em grandes produtores (França, Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda) foi observada uma diminuição da produção de rações entre -0,3 a -4,5%, a Polónia e a Alemanha destacam um crescimento anual próximo dos 7% e 2,3%, respectivamente.
A Alemanha reforçou a sua posição como líder em termos de produção total de rações compostas, à frente da França e da Espanha.
Perspectivas de mercado para 2015
Peritos do FEFAC prevêm um ligeiro aumento da produção de alimentos para aves de capoeira (+0,5%) e uma maior redução (-1,5%) na produção de rações para porcos e bovino, em caso de que o mercado de produtos lácteos não se recupere rapidamente. Em geral, isto levaria a uma diminuição de 0,7% na produção de rações compostas em 2015 em comparação com 2014.
Sexta-feira, 12 de Junho de 2015/ FEFAC/ União Europeia.
http://www.fefac.eu