A UE e a Tailândia anunciaram o reinício das negociações para um acordo de comércio livre e a base será a sustentabilidade. Este anúncio abre caminho a laços comerciais mais estreitos com a segunda maior economia do Sudeste Asiático e reforça o compromisso estratégico da UE com este país em crescimento.
Este acordo terá como objectivo impulsionar o comércio e o investimento, abordando questões tais como acesso ao mercado de bens, serviços, investimento e aquisições governamentais, procedimentos sanitários e fitossanitários rápidos e eficientes, protecção dos direitos de propriedade intelectual, incluindo indicações geográficas e a remoção de barreiras ao comércio digital e ao comércio de energia e matérias-primas, apoiando assim as transições digitais e verdes. A sustentabilidade estará também no cerne deste acordo, com questões fortes e aplicáveis ao comércio e ao desenvolvimento sustentável. Estas questões estarão em conformidade com a comunicação da Comissão sobre a revisão do comércio e desenvolvimento sustentável, de Junho de 2022, apoiando a protecção dos direitos dos trabalhadores, o ambiente e o sucesso de metas climáticas ambiciosas.
A UE e a Tailândia estão empenhadas em fazer rápidos progressos no acordo e pretendem realizar uma primeira ronda de negociações nos próximos meses. As propostas da UE serão publicadas após a primeira ronda de negociações.
15 de Março de 2023/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu