A UE e a Nova Zelândia assinaram um acordo de livre comércio (ALC). O acordo suporá uma redução de quase 140 milhões de euros anuais em taxas aduaneiras para as empresas da UE logo a partir do primeiro ano de aplicação. Graças a este acordo, espera-se que o comércio bilateral cresça cerca de 30% numa década, com um aumento potencial das exportações anuais da UE de até 4500 milhões de euros. O investimento da UE na Nova Zelândia tem um potencial de crescimento de até 80%. Este acordo histórico também inclui compromissos de sustentabilidade sem precedentes, como o respeito pelo Acordo de Paris sobre o clima e os direitos laborais fundamentais.
As taxas aduaneiras serão eliminadas a partir do primeiro dia em exportações-chave da UE como é o caso da carne de porco, do vinho e do vinho espumoso, do chocolate, dos produtos de confeitaria e das bolachas.
O acordo será agora enviado para o Parlamento Europeu para aprovação. Uma vez concluído o processo de ratificação, tanto na UE como na Nova Zelândia, o acordo entrará em vigor.
9 de Julho de 2023/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu