O acordo de livre comércio recentemente aprovado entre a UE e o Vietname que se espera que entre em vigor em inícios de 2018, apesar que ambas partes tenham assinalado a vontade de melhorar a cooperação antes dessa data. Numa visita ao Vietname, o Comissario da UE, Phil Hogan, convidou um grupo de peritos vietnamitas para visitarem Bruxelas nas próximas semanas de forma a ajudar a eliminar as barreiras comerciais SPS.
Numa conferância de imprensa em Ho Chi Minh City, o Comissário Hogan sublinhou a grande oportunidade que o TLC trará aos produtores vietnamitas e europeus e a importância de preparar o terreno antes deste entrar em vigor.
Os membros da delegação empresarial que acompanha o Comissário Hogan também confirmaram que há aspectos de complementaridade. Por exemplo, as preferências dos consumidores vietnamitas pelas aves e pelos cortes de porco, frequentemente, são diferentes dos da Europa.. Por outro lado, o crescimento do rendimento disponível numa população de mais de 90 milhões de pessoas é visto, pelos membros da delegação empresarial, como uma enorme oportunidade - com consumidores aparentemente interessados nos standards de segurança alimentar e traçabilidade da UE, bem como a qualidade e tradições dos alimentos europeus e nas bebidas.
Sexta-Feira, 4 de Novembro de 2016/ CE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/agriculture