X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: esperada muito boa colheita de cereais e oleaginosas

O relatório de perspectivas de curto prazo da Comissão Europeia apresenta as últimas tendências e perspectivas para uma série de sectores agroalimentares, incluindo oleaginosas e cereais.

19 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A agressão militar da Rússia contra a Ucrânia perturbou significativamente os mercados agrícolas mundiais, o que criou mais incerteza em relação à disponibilidade futura de cereais e oleaginosas e acrescentou instabilidade nos mercados já stressados. A UE é amplamente autossuficiente na produção de alimentos, com um enorme superávit comercial agroalimentar e espera-se que o mercado único da UE demonstre mais uma vez a sua capacidade de amortecer os choques. No entanto, a disponibilidade é uma preocupação devido aos altos preços de mercado e às tendências de inflação.

As medidas propostas para aumentar a produção agrícola na UE permitirão aos agricultores aumentar a superfície plantada com milho, girassol e proteaginosas. Como consequência, a colheita de 2022 na UE pode ser muito boa para grãos e oleaginosas, desde que prevaleçam condições climatéricas normais. Está previsto que a produção de cereais da UE atinja os 297,7 milhões de toneladas na colheita de 2022. Juntamente com a menor procura por ração, devido à menor produção de carne de porco, e menor uso de cereais para biocombustíveis, poderiam ajudar a atenuar o impacto que o déficit esperado de exportação de cereais da Ucrânia pode ter no mundo mercados.

É esperado que as exportações de cereais aumentem 14% nesta temporada (até ao final de Junho), impulsionadas em grande medida por 5,6 milhões de toneladas adicionais de trigo brando em comparação com a temporada anterior. Isto pode aumentar ainda mais depois da colheita de Verão de 2022, com as exportações netas de cereais da UE potencialmente em aumento em quase 40% a 41,4 milhões de toneladas desde Julho de 2022 a Junho de 2023 (temporada 2022/23).

Os preços das oleaginosas dispararam desde o início da invasão russa da Ucrânia, com os preços das sementes de colza e girassol a chegar a € 1.000 por tonelada. A produção de sementes de oleaginosas, por outro lado, não é preocupante, já que se estima que cresça 6,5% até aos 30,2 milhões de toneladas nesta temporada e prevê-se que aumente até aos 32,2 milhões de toneladas na próxima. Esta última incluiría 11,2 milhões de toneladas de sementes de girassol.

5 de Abril de 2022/ Comissão Europeia/ União Europeia
https://ec.europa.eu/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados