X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: esperada redução da produção de carne de porco este ano

Os altos custos e os efeitos duradouros da PSA devem reduzir a produção de carne de porco da UE em 2022. As exportações da UE também devem diminuir devido a problemas de PSA, apesar da recuperação dos preços.

8 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

De acordo com o relatório realizado pela Comissão Europeia sobre as perspetivas de curto prazo dos mercados agrícolas da UE em 2022, os custos de produção vão reduzir a produção de carne de porco este ano e as questões relacionadas com o Brexit e a PSA continuam a condicionar o comércio.

No final de 2021, os altos custos de produção, combinados com os baixos preços da carne de porco, abriram perspectivas de margens baixas e levaram os suinicultores da UE a reduzir o número de porcas reprodutoras em 3,6% em 2021. No entanto, os preços da carne de porco aumentaram 32% num um mês, em meados de Março de 2022, atingindo 178 euros/100 kg (16% acima da média de cinco anos). Não se sabe se esta tendência vai continuar e não se espera que seja suficiente para compensar as perdas dos meses anteriores e os custos de produção mais elevados (energia e alimentação), que deverão continuar.

Como resultado destas margens reduzidas, espera-se que a produção de carne de porco da UE diminua 3% em 2022. Prevê-se que o declínio da produção em 2022 seja maior na Alemanha, Polónia e Roménia devido à PSA. A produção na Dinamarca pode permanecer estável em 2022, enquanto na Espanha pode aumentar 3%.

Os animais poderão ser enviados para o matadouro mais jovens (e mais leves) do que o habitual para economizar nos custos de alimentação, já que a taxa de conversão tende a diminuir à medida que os animais envelhecem. O peso médio da carcaça aumentou de forma constante em cerca de 400 g/ano durante o período 2011-2021, atingindo 94 kg em 2021. Em 2021, o consumo de carne de porco aumentou 2,9%. A menor disponibilidade pode fazer com que o consumo diminua 3,1% em 2022.

As exportações de carne de porco da UE para a China caíram em 2021 e devem cair ainda mais. A maioria dos países asiáticos não aceita a regionalização das exportações dos países da UE afectados pela PSA. É por isso que, por exemplo, a Alemanha perdeu o acesso aos mercados chinês e japonês no final de 2020. Além disso, as exportações para a Ucrânia, Bielorrússia e Rússia devem cair drasticamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Essas oportunidades perdidas de exportação podem ser parcialmente compensadas pela recuperação das exportações para o Reino Unido e pelo aumento das oportunidades nas Filipinas, Estados Unidos, Austrália, Vietname, Chile e Costa do Marfim. No geral, as exportações de carne de porco devem cair 2,2% em 2022.

As importações da UE do Reino Unido diminuíram significativamente em 2021, mas começaram a recuperar no final do ano. Espera-se que continuem a aumentar em 2022, com a resolução gradual dos problemas logísticos relacionados com o Brexit. Em geral, as importações de carne de porco da UE devem aumentar 9,1% em 2022, mas permanecem muito baixas em comparação com as exportações.

5 de Abril de 2022/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes