Numa resolução aprovada a 16 de Fevereiro por braço no ar, os membros do Parlamento Europeu (MPE) apelaram a uma estratégia de longo prazo da UE em matéria de fertilizantes e nutrientes do solo até Junho de 2023.
Pediram que fossem atribuídos recursos suficientes o mais rapidamente possível para acabar com a dependência do gás russo, que é utilizado na produção de fertilizantes. Os eurodeputados também reconhecem que, ser auto-suficiente em fertilizantes minerais não é "realista" a médio prazo, mas que a UE deve aumentar a sua autonomia estratégica em fertilizantes.
Como medida de curto prazo para aumentar a disponibilidade de fertilizantes para os agricultores e estabilizar os preços, os deputados europeus propõem utilizar parte do orçamento agrícola de 2023 para prestar assistência imediata aos agricultores e alargar a suspensão temporária dos direitos de importação a todos os fertilizantes minerais, excepto os provenientes da Rússia e da Bielorrússia. Apelam também à Comissão para estudar um mecanismo conjunto de compra de fertilizantes a nível da UE e como podem ser reduzidos os estrangulamentos no mercado dos fertilizantes. A longo prazo, os deputados europeus recomendam a aceleração do processo de descarbonização e a utilização de nutrientes reciclados e sem fósseis para a produção de fertilizantes.
16 de Fevereiro de 2023/ Parlamento Europeu/ União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu