Um projecto de lei para proibir a clonagem dos animais de interesse pecuário, os seus descendentes e os produtos derivados deles, incluídas as importações, foi votado pelos comités de Meio Ambiente e Agricultura na passada Quarta-feira. Os eurodeputados reforçaram assim a proposta inicial da Comissão Europeia, citando as altas taxas de mortalidade em todas as etapas de desenvolvimento da clonagem assim como as preocupações dos cidadãos europeus sobre o bem-estar e a ética.
O texto, que foi aprovado por 82 votos a favor, 8 contra e 8 abstenções, muda a forma do acto jurídico de Directiva, para a que os países da UE tinham tido que transpôr para a sua legislação nacional, a Regulamento, que se aplica directamente em todos eles.
Os eurodeputados também ampliaram o alcance da proibição para poder cobrir todas as espécies de animais criados e reproduzidos nas explorações pecuárias (em lugar de apenas as espécies bovina, ovina, caprina e equina, segundo o proposto pela Comissão).
O relatório será submetido a votação pelo Parlamento no seu conjunto na sessão plenária de 7 a 9 Setembro em Estrasburgo.
Quarta-feira, 17 de Junho de 2015/ PE/ União Europeia.
http://www.europarl.europa.eu