Em Fevereiro de 2024, o excedente comercial agroalimentar da UE atingiu 6,2 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 24 % em relação a Janeiro.
As exportações agroalimentares da UE, em Fevereiro de 2024, aumentaram 5 % em comparação com Janeiro e atingiram 19,4 mil milhões de EUR. A UE exportou maiores volumes de cereais nesse mês. O Reino Unido continua a ser o primeiro destino das exportações da UE, com maiores volumes de carne de porco a serem exportados. O segundo destino são os Estados Unidos, onde as exportações totais da UE registaram um aumento de 9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Do mesmo modo, as exportações da UE para o Japão registaram um aumento de 11%. Embora se tenham mantido a um nível elevado, as exportações agro-alimentares da UE para a China e Rússia diminuíram. As exportações para a China foram as que mais diminuíram (-335 milhões de euros, -13%), principalmente devido à redução dos volumes de exportação e dos preços das preparações à base de cereais e da carne de porco.
O valor das importações agro-alimentares da UE atingiu 13,2 mil milhões de euros em Fevereiro, o que representa uma ligeira diminuição de 2% em relação ao mês anterior. Este facto deve-se principalmente à redução dos preços em muitas categorias de produtos, mas a situação continua a ser contrastante. Enquanto os preços dos cereais, das oleaginosas e das proteaginosas diminuíram, os preços de outros produtos aumentaram. As importações provenientes da Argentina, da Austrália, do Canadá, da Indonésia e da Ucrânia diminuíram devido à redução dos volumes importados e dos preços de certas mercadorias. Por outro lado, as importações da Costa do Marfim, do Egipto, de Marrocos, da Tunísia e da Turquia aumentaram.
24 de Maio de 2024/ Comissão Europeia / União Europeia.
https://agriculture.ec.europa.eu