Em Março de 2024, o excedente comercial agroalimentar da UE atingiu 6,7 mil milhões de euros, um aumento de 8 % em relação ao mês anterior e 3 % mais elevado do que em Março de 2023.
Exportações
As exportações agroalimentares da UE atingiram 20,1 mil milhões de euros em Março de 2024, um aumento mensal de 4 %. O Reino Unido continuou a ser o principal destino das exportações agroalimentares da UE, representando 22 % do valor das exportações da UE. As exportações acumuladas para o Reino Unido aumentaram 214 milhões de EUR (+2%) em comparação com 2023, em parte devido a um aumento da carne de porco. No primeiro trimestre de 2024, os Estados Unidos registaram o maior aumento como destino das exportações da UE, com um aumento de 6 % (372 milhões de EUR). A China continuou a ser o terceiro maior destino das exportações da UE (6 % das exportações da UE), apesar de ser o destino com a maior diminuição em valor no primeiro trimestre (-477 milhões de EUR, -12 %). Este facto é explicado principalmente pela redução dos volumes e dos preços dos dois principais produtos exportados para a China: preparações à base de cereais (-402 milhões de euros, -40%) e carne de porco (-278 milhões de euros, -36%). Entre outras evoluções significativas, as exportações da UE aumentaram para o Iraque e o Líbano, enquanto a Rússia e o Egipto registaram diminuições.
Em termos de produtos exportados, as exportações da UE de azeitonas e azeite registaram o maior aumento em comparação com 2023 (+615 milhões de euros, +51%) devido a preços mais elevados, apesar de uma ligeira diminuição dos volumes. As exportações de cereais aumentaram em volume, mas diminuíram em valor devido a preços mais baixos. Por último, os óleos vegetais registaram descidas devido a preços e volumes mais baixos.
Importações
As importações agroalimentares da UE atingiram 13,5 mil milhões de euros em Março, mais 2 % do que no mês anterior, mas menos 10 % do que em Março de 2023, principalmente devido aos menores volumes importados. Até à data, o Brasil, o Reino Unido e a Ucrânia têm sido as principais fontes de importações em 2024. No entanto, as importações provenientes destes países diminuíram em comparação com 2023, devido à redução dos volumes e dos preços das importações de cereais.
Em termos de produtos importados, em comparação com 2023, as importações de azeitonas e azeite aumentaram (+ 324 milhões de EUR, +160 %). Entretanto, as importações de oleaginosas e proteaginosas (-1,5 mil milhões de euros, -22%) e de cereais (-1,4 mil milhões de euros, -36%) diminuíram.
25 de Junho de 2024/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://agriculture.ec.europa.eu