Como parte das novas propostas da Política Agrícola Comum (PAC) para o período 2021-2027, está a ser desenvolvida uma nova ferramenta para ajudar os agricultores a administrar o uso de nutrientes nas suas explorações. A "Ferramenta de Sustentabilidade Agrícola para Nutrientes" (FaST) visa facilitar o uso sustentável de fertilizantes, aumentando a digitalização do sector agrícola.
Para ser usado pelos agricultores e gratuitamente, a ferramenta FaST fornecerá automaticamente informações sobre as parcelas seleccionadas, incluindo culturas, o número de animais na exploração e a quantidade de dejectos gerada. Dados adicionais também estarão disponíveis para o maneio de nutrientes, como dados sobre o solo, a proximidade de áreas protegidas e limites legais sobre o uso de nutrientes. Acessível através de telemóveis, PCs ou tablets, o utilizador pode aceitar ou editar os dados fornecidos. A partir disso, a ferramenta proporá um plano para o maneio de nutrientes, dando recomendações personalizadas sobre a fertilização das culturas para a exploração seleccionada.
O seu uso conduzirá a benefícios ambientais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a perda de nutrientes em águas subterrâneas e rios, além de contribuir positivamente para a qualidade da água e do solo. A ferramenta também fará sentido do ponto de vista agronómica. Isso ajudará a aumentar o rendimento das culturas quando houver fertilização insuficiente, ou diminuir o uso de nutrientes quando houver fertilização excessiva.
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019/ DG Agricultura e Desenvolvimento Rural / União Europeia.
https://ec.europa.eu