A OK-Net EcoFeed tem como objectivo ajudar os produtores de porcos e aves de capoeira ecológicos a alcançar o objectivo de 100% de uso de alimentos biológicos e regionais. Um dos objectivos chave da agricultura biológica é que os animais sejam alimentados com alimentos produzidos perto da exploração ou na mesma. No entanto, isto é difícil de conseguir em grande parte de Europa. A alimentação biológica e a produção pecuária estão concentradas em algumas regiões. A alimentação dos animais terá que ser com frequência importada de regiões afastadas do local onde são criados os animais. O problema é mais desafiante para a alimentação das proteínas, que por vezes não está disponível em qualidade orgânica.
A OK-Net EcoFeed é um projecto coordenado pelo IFOAM EU, iniciado em Janeiro deste ano e que se estende até Dezembro de 2020, que envolve 19 sócios de 11 países de toda a Europa.
A OK-Net EcoFeed baseia-se nas experiências do projecto OK-Net Arable que estabeleceu a plataforma de conhecimento de OK-Net. A plataforma de conhecimento OK-Net existe para que os existe para que os agricultores e as associações de agricultores encontrem soluções práticas na agricultura orgânica e, ao mesmo tempo, debatam o funcionamento do campo nas suas condições geográficas e climatéricas.
Os sócios de OK-Net EcoFeed são: IFOAM EU (Bélgica), ICROFS (Dinamarca), FiBL (Suíça), Organic Research Centre (UK), The Soil Association (Reino Unido), ITAB (França), IFIP (França), CRAPL (França), ITAVI (França), FNAB (França), Bioland & Bioland Beratung (Alemanha), AIAB (Itália), SLU (Suécia), Danube Soya Áustria e Danube Soya Sérvia, Ecovalia (Espanha), Universidade de Córdoba (Espanha), CIHEAM Bari (Itália).
Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018/ IFOAM/ Reino Unido.
http://www.ifoam-eu.org/