Numa crise ou incidente relacionado com alimentos, uma comunicação rápida, concisa e clara é essencial para gerir a crise e proteger os consumidores. A EFSA, que foi criada em resposta a uma série de crises alimentares durante os anos 90, publicou um guia com recomendações para a comunicação durante uma crise que pode servir como referência para as autoridades nacionais de segurança alimentar dos Estados Membros da UE.
Best practice for crisis communicators: How to communicate during food or feed safety incidents (Guia das melhores práticas para comunicadores de crises: Como comunicar durante um incidente de segurança alimentar ou das raçoes) é um documento que ajudará a garantir a coerência quando se comunica uma crise. Também explica claramente o papel e a responsabilidade da EFSA e das organizações dos Estados Membros durante as diferentes fases de uma crise para melhorar a preparação em futuros focos que possam passar as fronteiras.
Princípios-chave
O documento descreve as diferentes fases de um incidente e fornece um guia passo-a-passo para realizar actividades de comunicação eficazes. As melhores práticas centram-se em princípios importantes como:
- Ter o controlo da comunicação numa determinada situação.
- Comunicar rapidamente para proteger a saúde humana.
- Identificar o público-alvo e as ferramentas para chegar a esse público.
- Comunicar de maneira clara e transparente.
- Colaborar com os partners porque as crises relacionadas com os alimentos não se detêm nas fronteiras.
Terça-Feira, 15 de Março de 2016/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu/