A Agência Europeia de Medicamentos, a pedido da Comissão Europeia, assessorará a Comissão sobre o impacto na saúde pública e a sanidade animal do uso de antibióticos em animais. A solicitação é parte do "Plano de acção contra o aumento das ameaças da resistência aos antimicrobianos".
Qualquer ameaça à continuidade da eficiência dos antibióticos é motivo de preocupação urgente. Todo o uso de antibióticos leva ao potencial desenvolvimento da resistência e este risco aumenta devido ao uso excessivo e o mau uso na prática, quer humana quer veterinária. A resistência antimicrobiana converteu-se num importante problema de saúde.
O Comité da Agência de Medicamentos de Uso Veterinário (CMV) e o Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) colaborará no assessoramento da Agência, que se espera proporcione uma base científica sólida para tomar decisões informadas sobre a forma em que os antibióticos devem ser utilizados nos animais. A Agência estabelecerá um grupo de trabalho multidisciplinar formado por peritos de ambos os comités.
O conselho terá a entrada do Centro Europeu para a Prevenção e o Controlo de Doenças (ECDC) e a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA). O grupo também colaborará com outros peritos o que sublinha a abordagem multisectorial para a luta contra a resitência aos antimicrobianos.
Terça-feira, 16 de Abril de 2013/ Comissão Europeia/ União Europeia.
http://www.ema.europa.eu