A Comissão Europeia aprovou na passada Sexta-feira os três primeiros programas de desenvolvimento rural (PDR), de um total de 118, destinados a melhorar a competitividade do sector agrícola da UE, a cuidar das paisagens e clima e a consolidar o tecido económico e social dos núcleos rurais até 2020.
Os 118 programas plurianuais, de âmbito nacional ou regional, contam com o apoio financeiro exclusivo da UE, de 95 600 milhões de euros, para o periodo 2014-2020, canalizada através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e atrairão financiamento suplementar nacional, regional e privada. Além disso, dos programas aprovados hoje —os PDR nacionais de Dinamarca, Polónia e Áustria— outros seis programas[1] serão adoptados antes do final do ano, ou seja, ter-se-ão aprovado programas por valor de mais de 20 000 milhões de euros.
O desenvolvimento rural, denominado o segundo pilar da política agrícola comúm, proporciona aos Estados Membros uma dotação financeira da UE cuja gestão se realiza, à escala nacional ou regional, ao amparo de programas plurianuais, co-financiados.
Sexta-feira, 12 Dezembro de 2014/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid/