Em 2020 existiam 9,1 milhões de explorações agrícolas na UE. Estima-se que isto representa menos 5,3 milhões de explorações agrícolas do que em 2005 (uma diminuição de cerca de 37%).
As explorações agrícolas podem ser classificadas de acordo com as actividades que dominam os rendimentos agrícolas. Algumas explorações agrícolas obtêm rendimentos de várias actividades (agricultura mista), enquanto outras obtêm rendimentos principalmente de culturas ou gado. A agricultura especializada é definida como quando uma actividade representa pelo menos dois terços da produção padrão total de uma exploração agrícola.
Embora houvesse menos explorações de todos os tipos na UE em 2020 do que em 2005, o declínio em alguns tipos de explorações foi muito mais pronunciado do que noutros: havia menos 2,6 milhões de explorações mistas, menos 1,6 milhões de explorações especializadas em gado e menos 0,9 milhões de explorações especializadas em culturas.
Quase 58% de todas as explorações agrícolas em 2020 foram classificadas como explorações especializadas em culturas. Pouco mais de um quinto (22%) das explorações da UE eram explorações pecuárias especializadas, sendo a especialização na produção leiteira o tipo mais comum (5% de todas as explorações), seguida da criação e engorda de bovinos, aves de capoeira e ovinos, caprinos e outros animais de pasto (4% cada). As explorações especializadas em suínos representavam 2% de todas as explorações (137.890 em 2020).
Em 2020, pouco menos de um quinto (19%) de todas as explorações agrícolas da UE eram mistas, o que significa que tinham múltiplas culturas e/ou gado sem uma única actividade que representava pelo menos dois terços da produção padrão.
Em 2020, pouco mais de metade (52%) da superfície agrícola utilizável (SAU) na UE estava em explorações agrícolas especializadas, cerca de um terço (33%) em explorações pecuárias especializadas e o restante em explorações mistas (15%).
3 de Abril de 2023/ Eurostat/ União Europeia.
https://ec.europa.eu