EFSA está a ampliar o uso do seu modelo de comunicação de dados com base em amostra harmonizada para a recolha de dados sobre os resíduos de medicamentos veterinários em animais e produtos de origem animal.
Relatórios baseados em amostras utilizando elementos descritivos padronizados já são usados para recolher dados sobre a ocorrência dos Estados-Membros em áreas como aditivos alimentares, contaminantes químicos, resíduos de pesticidas e da resistência antimicrobiana.
Os dados de monitorização de medicamentos veterinários (VMP) resíduos são actualmente apresentados anualmente num formato agregado a um banco de dados mantido pela Comissão Europeia. EFSA, de seguida, examina os dados e apresenta os resultados em relatórios anuais. No entanto, a agregação não se presta à análise estatística complexa e tem um valor limitado para exposição e avaliações de risco quantitativas. A mudança para a recolha directa de dados em formato baseado em amostra permitirá a EFSA e à Comissão Europeia abordar questões relacionadas com a avaliação de riscos e gestão de riscos dos resíduos VMP.
Terça-feira, 31 de Março de 2015/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu