Na COP29, que se realiza de 11 a 22 de Novembro no Azerbaijão, a União Europeia trabalhará com parceiros internacionais para fazer avançar os objectivos do Acordo de Paris. A prioridade será chegar a acordo sobre um novo objectivo quantificado coletivo (NCQG) em matéria de financiamento do clima, destinado a mobilizar recursos públicos e privados à escala mundial. A UE já está a liderar neste domínio, disponibilizando 28,6 mil milhões de euros em financiamento público do clima até 2023.
Outras questões fundamentais incluem o reforço dos compromissos mundiais de abandono dos combustíveis fósseis, a triplicação dos investimentos em energias renováveis e a duplicação da eficiência energética até 2030. A UE está também a insistir na conclusão das negociações sobre os mercados internacionais de carbono ao abrigo do artigo 6.º do Acordo de Paris, estabelecendo normas comuns de elevada integridade e transparência.
A UE está também a tentar estabelecer expectativas ambiciosas para os contributos determinados a nível nacional (CDN) a apresentar em 2024. No âmbito dos seus compromissos, a UE está a trabalhar num objectivo intermédio de redução de 90 % das emissões até 2040.
Esta abordagem global reafirma a liderança da UE em matéria de clima, que reduziu as suas emissões em 37% desde 1990, ao mesmo tempo que fez crescer a sua economia. Com o Pacto Ecológico Europeu e a Lei do Clima, a UE pretende alcançar a neutralidade climática até 2050, contribuindo para uma transição justa e sustentável a nível mundial.
11 de Novembro de 2024 / Comissão Europeia / União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission