Na quarta-feira, a Comissão do Ambiente adoptou a sua posição sobre as regras da UE para reduzir ainda mais a poluição e orientar as grandes instalações agro-industriais para a "transição verde".
Os eurodeputados apoiaram a proposta da Comissão Europeia de alargar o IED às instalações da indústria extractiva (minas), às grandes instalações de fabrico de baterias (excepto as instalações que montam exclusivamente módulos e conjuntos de baterias) e à pecuária em grande escala, bem como a mais explorações de suínos e aves de capoeira.
O Parlamento Europeu votou a favor da inclusão de explorações de suínos e aves de capoeira com mais de 200 cabeças normais (CN) e explorações pecuárias com 300 CN ou mais. Para as explorações que detêm mais do que um tipo destes animais, o limite deve ser de 250 CN. Os eurodeputados propuseram a exclusão das explorações que mantêm animais em regime extensivo. A Comissão propôs originalmente um limiar de 150 CN para toda a pecuária. Os eurodeputados sublinham também a importância de garantir que os produtores fora da UE cumpram requisitos semelhantes aos das normas comunitárias.
24 de Maio de 2023/ PE/União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu