X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: nova normativa em matéria de higiene dos alimentos de origen animal

Com as modificações deste novo Regulamento é actualizada a normativa de higiene aplicável aos produtos de origem animal.

3 Setembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Diário Oficial da União Europeia publicou o Regulamento Delegado (UE) 2021/1374 da Comissão de 12 de Abril de 2021 que modifica o Anexo III do Regulamento (CE) nº 853/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho sobre requisitos específicos de higiene dos alimentos de origem animal.

A publicação desta norma actualiza a normativa de higiene aplicável aos produtos de origem animal com a finalidade de permitir novas possibilidades adaptadas ao momento actual e solucionar os problemas detectados.

Entre outros aspectos, as principais modificações são:

  • Carne de ungulados:
    • Para evitar possíveis problemas de bem-estar durante a recolha e o transporte, é regulamentada a possibilidade do abate de um pequeno número de animais na exploração de origem (em instalações móveis pertencentes a matadouros autorizados).
    • São ainda actualizados os requisitos para a obtenção de coalho e da carne da cabeça.
    • É substituído “veterinário autorizado” por “veterinário oficial”, para assim alinhar o Regulamento 853 /04 com a normativa sobre controlos oficiais.
  • Doação de alimentos: são fixados requisitos para a congelação de carne de ungulados e de aves e lagomorfos no comércio a retalho, quando se destine à doação.
  • Carne de caça de criação: é modificada a redacção da norma para que os requisitos aplicáveis à carne de suideos e cervideos também seja aplicável a outras famílias de animais como sejam os camelideos.
  • Carne de caça silvestre:
    • Establecem-se normas específicas para os centros de recolha de caça silvestre, tanto maior como menor.
    • São incluídos requisitos para o transporte de peças de caça.
  • Torresmos: são eliminados os requisitos específicos relativos à temperatura de armazenamento, de forma que será o operador a estabelecer as condições necessárias para garantir a segurança alimentar.

Regulamento Delegado (UE) 2021/1374 da Comissão

20 de Agosto de 2021/ AESAN/ Espanha.
https://eur-lex.europa.eu/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados