X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: novo relatório sobre resíduos de medicamentos nos produtos de origem animal

Os resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal continuam a diminuir de acordo com o relatório da EFSA, atingindo o nível mais baixo dos últimos 11 anos em 2020.

7 Março 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A EFSA preparou um novo relatório sobre os resultados da monitorização de resíduos de medicamentos veterinários e outras substâncias em animais vivos e produtos de origem animal durante 2020.

De acordo com os últimos dados recolhidos, na União Europeia os resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal continuam a diminuir. Os dados de acompanhamento da EFSA para 2020 abrangem 620.758 amostras comunicadas pelos Estados-Membros, Islândia e Noruega. A percentagem de amostras que ultrapassaram os níveis máximos permitidos legalmente foi de 0,19%. Este valor é o mais baixo dos últimos 11 anos (que variou entre 0,25-0,37%). Em 2019, o valor foi de 0,30%.

Em geral, durante 2020, as taxas de adesão para agentes antitireoidianos, esteroides e lactonas de ácido resorcílico aumentaram em comparação com o período de 2017 a 2019. Também foram observados aumentos nas taxas de adesão para anti-helmínticos, organoclorados, organofosforados, corantes e ''outras substâncias'' .

No caso dos suínos, durante o ano de 2020 foram colhidas 115.818 amostras, o que representa uma amostragem de 0,05% dos animais abatidos. De todas as amostras retiradas de suínos, apenas 0,14% das amostras foram insatisfatórias.

1 de Março de 2022 / EFSA.
https://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista