Durante o último Conselho de Agricultura e Pescas, a delegação polaca informou os Ministros sobre as constantes dificuldades que enfrentam os sectores suinícola e leiteiro. Além disso, a delegação espanhola também descreveu ao Conselho a situação actual do mercado que afecta vários sectores da agricultura, especialmente o leite e os sectores das frutas e hortaliças.
A delegação da Polónia expressou as suas preocupações relativamente aos mercados dos produtos lácteos e da carne de porco e pediu mais recursos financeiros para compensar o impacto da proibição russa e a seca do Verão de 2015, bem como restituições à exportação para os sectores leiteiro e da carne de porco e o relançamento do mecanismo de ajuda ao armazenamento privado para a carne de porco. A Polónia solicitou iniciativas para abrir novos mercados e a reabertura do mercado russo para os produtos agrícolas da UE.
Segunda as declarações do Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, em relação ao sector dos suínos, foram solicitadas novas ideias para tentar aliviar a difícil situação deste sector que deverão ser apresentadas antes de 25 de Fevereiro e serão avaliadas pela Comissão e pela Presidância. De acordo com o Sr. Hogan, "não podemos trabalhar como temos vindo a fazer até agora, porque esta é uma situação muito difícil e crítica que está a durar mais do que o esperado". O Sr. Hogan também reforçou que qualquer solução terá que se encaixar no orçamento da UE.
Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2016/ Consilium/ União Europeia.
http://www.consilium.europa.eu