A Organização Europeia dos Consumidores (BEUC) deu a conhecer a sua posição sobre a maneira de lutar contra a resistência aos antibióticos, um dos problemas de saúde pública actuais. O uso inadequado de antibióticos nos animais utilizados para a produção de alimentos contribui em grande medida para este fenómeno.
Estas são as principais recomendações da BEUC:
- Restrição do uso de antibióticos para uso terapêutico e melhoria da regulação e informação sobre a metafilaxa bem como a eliminação da profilaxia.
- Fazer do tratamento individual a norma e o tratamento de todo o rebanho a excepção e restringir o uso dos tratamentos orais. Deveria examinar-se a fundo a proibição do uso de antibióticos nas rações medicamentosas.
- Reduzir a necessidade de antibióticos mediante a melhoria da saúde animal através de medidas de biossegurança, prevenção de doenças e boas práticas de maneio. Impedir que o mesmo veterinário possa ao mesmo tempo prescrever e vender antibióticos para eliminar todos os incentivos económicos.
- Restringir o uso de los antibióticos beta-lactâmicos, incluindo as cefalosporinas e outros antibióticos de importância crítica. Estes antibióticos deveriam ser proibidos para as espécies para as quais se identificou um elevado risco de transmissão da resistência, bem como para o tratamento terapêutico de grupo e, finalmente, para metafilaxa. Os carbapenemos também deveriam continuar a ser proibidos em medicina veterinária, se bem que os controlos para assegurar que o medicamento não se utiliza para a produção pecuária sejam necessários.
- Implementar restrições estritas sobre o ‘off-label use’ (uso diferente ado indicado no rótulo) e em particular a prescrição em cascata.
- Realizar análises nos produtos de carne para avaliar a presença de bactérias resistentes aos antibióticos nos produtos alimentícios. Isto não só deve ser realizado pelas organizações de consumidores, mas também pelos responsáveis políticos da UE.
- Utilizar dados sólidos para supervisionar os progressos realizados e avaliar se a UE está no bom caminho. Os dados de consumo por espécies devem ser recolhidos por todos os Estados Membros.
Quarta-Feira, 11 de Junho de 2014/ BEUC/ União Europeia.
http://www.beuc.eu