De acordo com as "Perspectivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE em 2018 e 2019", os preços da carne de suíno da UE para Janeiro-Agosto de 2018 situam-se abaixo da média dos últimos quatro anos, mantendo-se à volta dos 145 €/100 kg (-7%) entre Março e meados de Agosto. A partir de então, os preços aumentaram à medida que a oferta diminuía devido à diminuição no crescimento dos animais devido a um Verão muito quente que atrasou os abates.
Os preços irão manter-se sob pressão, já que se espera que a produção aumente para finais do ano. Também se espera uma pressão adicional devida a preços historicamente baixos para as exportações dos principais competidores da UE (Estados Unidos, Brasil e Canadá).
O preço dos leitões rondou a média dos últimos quatro anos até Maio, quando começou uma forte queda sazonal para níveis muito abaixo da média, impulsionada, em parte, pelos baixos preços da carne de porco, que desalentaram os engordadores de porcos. Só no final do Verão, é que a descida dos preços se deteve em redor dos 37€ (23% abaixo do nível do ano passado).
Espera-se que o consumo de carne de porco na UE aumente em 2018, para 32,5 kg per capita, à medida que a produção cresça mais que as exportações e diminua em 2019, para 32,3 kg per capita, quando a produção se ajuste aos sinais dos preços.
Outubro 2018/ DG-Agri/ Short-term outlook for EU agricultural markets in 2018 and 2019/ União Europeia.
https://ec.europa.eu