Pela primeira vez, a EMA publicou os relatórios sobre os presumíveis efeitos secundários dos medicamentos veterinários autorizados na União Europeia através do website www.adrreports.eu. Estes relatórios têm origem directa da Eudravigilance Veterinary (EVVet), uma base de dados para processar relatórios de farmacovigilância que os reguladores usam como ferramenta para supervisionar a relação benefício-risco dos medicamentos veterinários uma vez autorizados.
Veterinários e proprietários de animais de companhia costumam observar os possíveis efeitos secundários. Estes são enviados electronicamente para a EVVet - que recolhe informação de presumíveis reacções adversas graves tanto dentro como fora da UE - pelas autoridades nacionais competentes ou pelos titulares de autorizações de comercialização.
Toda a informação deste website é referente a possíveis efeitos secundários, ou seja, a acontecimentos médicos observados após o uso de um medicamento, mas que não estejam necessariamente relacionados com o medicamento ou produzidos por ele.
A EMA publica estes dados de modo a que os grupos de interessados, entre os que se inclui o público em geral, possam aceder à informação que é utilizada pelas autoridades europeias reguladoras para rever a segurança de um medicamento ou de um princípio activo.
Ao entrar no site, pode-se aceder aos relatórios pelo nome do medicamento (para medicamentos autorizados pelo procedimento centralizado) ou pelo princípio activo. Os dados mostrados reúnem o número total de casos espontâneos graves individuais notificados. Os dados podem ser filtrados por categorias, como sejam a espécie, a raça, a origem geográfica e o grupo de reacção. Também é possível ver uma lista detalhada de casos individuais notificados para cada medicamento ou substância.
12 de Fevereiro de 2020/ EMA/ União Europeia.
https://www.ema.europa.eu