X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Grupo Europeu de Reflexão da carne de porco realiza a sua primeira reunião

Dado que o sector enfrenta vários desafios, a Comissão Europeia criou o Grupo para rever todos os aspectos do sector com a finalidade de garantir a sua sustentabilidade e resistência.

15 Março 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Dado que o sector enfrenta vários desafios, a Comissão Europeia criou um Grupo de de Reflexão da carne de porco para rever todos os aspectos do sector com a finalidade de garantir a sua sustentabilidade e resistência em termos socio-económicos, ambientais, climáticos, de saúde e bem-estar animal.

O sector da carne de porco enfrenta, desde há vários meses, graves dificuldades devido à combinação de uma série de factores negativos como sejam as restricções sanitárias que afectam o consumo fora de casa (contexto COVID-19), a ralentização das exportações para a China, a maior propagação da Peste Suína Africana por mais países da UE e o aumento dos custos de produção. A invasão russa da Ucrânia tem um impacto adicional no sector, dada a sua necessidade de matérias-primas para produção de rações e a necessidade de encontrar outros mercados para as exportações europeias de carne de porco.

Reforçar a capacidade de resistência socio-económica do sector, especialmente em relação às proteínas de origem vegetal importadas, é mais necessário que nunca. Isto requer uma reflexão profunda, já que as dificuldades actuais vão para além das flutuações sazonais do ciclo do porco. Por isso, a 10 de Março o Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski, convocou a primeira reunião. O debate foi sobre a dependência das importações para a alimentação animal.

O Grupo de Reflexão da carne de porco, graças ao Departamento de Agricultura da Comissão Europeia, adopta a forma de reuniões conjuntas do Grupo de Diálogo Civil sobre Produtos Animais (Secção de Carne de Porco), que reúne as partes interessadas, e do Grupo de Peritos do Comité da Organização Comum de Mercados Agrícolas (Secção de Produtos Animais), que reúne peritos nacionais de todos os Estados Membros.

Para além desta reunião inicial, estão previstas mais cinco reuniões até finais do ano. Cada reunião será dedicada a um tema específico e os relatórios serão públicos. O relatório da reunião incluirá, não só as opiniões expressas pelos representantes (agentes do mercado, académicos, autoridades dos Estados Membros e funcionários da Comissão) mas também as contribuições externas recebidas por email.

Os cinco relatórios da reunião darão origem a um relatório final com possíveis recomendações que será entregue no início de 2023.

A primeira reunião plenária será online e terá lugar no dia 6 de Abril. Será dedicada à dinâmica socio-económica do sector. Nas reuniões seguintes serão abordados os desafios ambientais e climáticos do sector, bem como as considerações em matéria de saúde e de bem-estar animal.

10 de Março de 2022/Comissão Europeia/ União Europeia
https://ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes