Cinquenta representantes dos Ministérios da Saúde e da Agricultura de nove países (Botswana, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe) acompanharão uma sessão de formação de quatro dias onde também participarão as autoridades competentes do Departamento de Saúde e da Agricultura da África do Sul, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a Delegação da UE na África do Sul e a DG Saúde e Segurança Alimentar.
O propósito da formação será dar apoio nas estratégias e acções que promovam e reforcem o uso prudente dos antimicrobianos e a monitorização da resistência nos sectores veterinário, de segurança alimentar e de saúde pública, para reforçar o compromisso com as organizações internacionais e intensificar a cooperação com os países convidados. O workshop tem como objectivo ajudar os participantes a abordar a RAM nos seus próprios países, beneficiando assim toda a região.
Este é o primeiro de uma série de 11 workshops regionais que se irão realizar em 2019 e 2020 em África (África do Sul, Etiópia e Jordânia), América Latina (Argentina e Costa Rica), Ásia (Índia, Indonésia e China) e Europa (Ucrânia e Montenegro) sob a iniciativa "Melhor formação para alimentos mais seguros (BTSF)". O projecto conta chegar aos 500 participantes de 86 países.
Em 2017, a UE lançou o seu segundo plano de acção contra a RAM que inclui medidas para para reforçar o compromisso e a colaboração com as organizações internacionais e para intensificar a cooperação com os países em desenvolvimento mais afectados, aproveitando as relações existentes e facilitando o diálogo sobre políticas para aumentar a consciencialização sobre a ameaça da RAM e as melhores formas de abordar este problema.
Segunda-Feira, 4 de Fevereiro de 2019/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/newsroom